quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Mito do Curupira



Curupira significa corpo de menino (de Curu abreviação de Curumim e Pira corpo).


É um mito do Brasil que os índios já conheciam desde a época do descobrimento, geralmente, o chamavam de protetor e senhor da caça e das matas, porque costuma punir os agressores da natureza.


O Curupira foi o primeiro duende selvagem das Américas que o europeu documentou em papel. É oriundo da Mitologia Tupi.


Curupira tambem é uma figura do folclore brasileiro. Ele é uma entidade das matas, um anão de cabelos compridos e vermelhos, cuja característica principal são os pés virados para trás.


citado por José de Anchieta, em 1560. Protege a floresta e os animais, espantando os caçadores que não respeitam as leis da natureza, ou seja, que não respeitam o período de procriação e amamentação dos animais e que também caçam além do necessário para a sua sobrevivência e lenhadores que fazem derrubada de árvores de forma predatória.


O Curupira solta assovios agudos para assustar e confundir caçadores e lenhadores, além de criar ilusões, até que os malfeitores se percam ou enlouqueçam, no meio da mata. Seus pés virados para trás servem para despistar os caçadores, que ao irem atrás das pegadas, vão na direção errada. Para que isso não aconteça, caçadores e lenhadores costumam suborná-lo com iguarias deixadas em lugares estratégicos. O Curupira, distraído com tais oferendas, esquece-se de suas artes e deixa de dar suas pistas falsas e chamados enganosos.


Sendo mito difundido no Brasil inteiro, suas características variam bastante. Em algumas versões das histórias, o Curupira possui pelos vermelhos e dentes verdes. Em outras versões, têm grandes orelhas ou é totalmente calvo. Pode ou não portar um machado e, em uma versão, chega ser feito do casco de jabuti.


De acordo com a lenda, ele adora descansar nas sombras das mangueiras. Costuma também levar crianças pequenas para morar com ele nas matas. Após encantar as crianças e ensinar os segredos da floresta, devolve os jovens para a família, após sete anos.


Os contadores de lendas dizem que o curupira adora pregar peças naqueles que entram na floresta. Por meio de encantamentos e ilusões, ele deixa o visitante atordoado e perdido, sem saber o caminho de volta. O curupira fica observando e seguindo a pessoa, divertindo-se com o feito.



O Curupira nada mais é do que um ser féerico brasileiro, Uma Fada Brasileira Protetora e Guardiã das Matas da qual não podemos deixa-lo no Esquecimento,é um Ser do qual ajuda nossas matas Brasileiras e sem Nossa Crença, Sem Cultua-lo como um ser féerico e Magico de Igual Valor como duendes, Fadas e até aqueles que acreditam em Anjos ele cairá no esquecimento e com o Desmatamento do Brasil sua Existencia Pode se Extinguir para sempre, lógicamente talvez ele não seja como muitas pessoas o descreve mais é sim um Ser Mágico de Grande Poder do qual Proteje nosso Verde Parte da Nossa Grande Mãe, Nossa Terra, Nossa Deusa.


Para Conectar Com o Curupira é Simples, Aqueles que moram perto de matas, Fazendas ou Lugares com verde fechem os olhos, Respirem Fundo e invoquem o Espirito da Natureza, O Invoquem respirando fundo sentindo o cheiro da Mata, Aqueles que moram em grande cidades Acenda uma vela verde e invoque o Curupira, Tente conecta-lo, Medite,

Pode ser estranho na Nossa Crença infantil termos aprendido sobre esses seres do Folclore como seres que não existem, que são fruto da Imaginação dos Antigos, ISSO É UMA MENTIRA! eles são, sempre serão espiritos Ancestrais Guardioes da Natureza e nossa crença neles nos ajuda a Preservar a Grande Mãe Terra.


Um comentário: